A sessão parlamentar desta terça-feira, dia 28 de Novembro, contou com a apresentação de projectos de resolução para a salvaguardada do património da Robinson em Portalegre.
A petição de salvaguarda e preservação do património industrial da Fábrica Robinson “Salvem a Robinson – Património Industrial Corticeiro”, lançada por Luís Pargana, contou com cerca de 4.300 assinaturas e contou também com o consenso de todos os grupos parlamentares, que se uniram em torno da temática com o objectivo de “salvar e valorizar” o património da antiga unidade fabril.
O tema contou com intervenção de Cristóvão Crespo (PSD – eleito por Portalegre), José Luís Ferreira (Os Verdes), Luís Testa (PS – eleito por Portalegre), Teresa Caeiro (CDS), Jorge Campos (BE), João Ramos (PCP) e André Silva (PAN).
Nas palavras dos deputados percebeu-se a preocupação pelo estado do património material e imaterial, e percepção da necessidade de preservação da história daquele espaço. Os intervenientes reclamaram “urgência” ao Governo, que consideram ser o “responsável pela preservação do património”.
No final da sessão, Jorge Lacão, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia, natural da freguesia de Alagoa no concelho de Portalegre, ressalvou o facto de este assunto ter conseguido o consenso de todos os partidos com assento parlamentar e que “não surpreenderá um resultado positivo”.

