Descrição, Objetivos e a Razão da sua Existência

A Associação Mov.CLIP é um Movimento de Cidadãos Livres e Independentes por Portalegre, que nasceu da agregação de vontades de um grupo de cidadãos preocupados com o presente e o futuro de Portalegre, que decidiu envolver-se e participar ativamente no futuro do concelho de Portalegre.

Sentindo que unidos podiam contribuir, através de todos os meios de intervenção cívica, para o aprofundamento da democracia participativa, da legalidade democrática e da boa governação e visando com ações específicas, decorrentes de uma estratégia de participação de cidadania, promover o desenvolvimento local, social, económico e cultural do concelho de Portalegre e melhorar as condições de bem-estar e de progresso.

De acordo com os seus Estatutos, a Associação Mov.CLIP passou, assim, a ser uma associação cívica, aberta aqueles que, associando-se, aceitem os seus princípios e valores e queiram contribuir ativamente para a sua missão e visão, através da realização dos seus objetivos.

A formalização do Movimento teve lugar em 19 de Março de 2014, por escritura pública outorgada no Cartório Notarial de Portalegre, dando lugar à constituição como Associação cívica de direito privado, com personalidade jurídica, independente e sem fins lucrativos.